Câncer de mama: ações que curam

31/10/2023
08:02:50

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso, em 1994 o Outubro Rosa surgiu como uma campanha global para alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

Se for detectado o câncer de mama em estágios iniciais, a doença tem até 95% de chances de cura. Uma das formas mais simples de fazer a avaliação é através do autoexame e da mamografia. O autoexame é o toque na mama, feito pela própria mulher que fará uma busca minuciosa por algum nódulo anormal no seio. 

Diversas instituições, sociedade civil organizada, estado e figuras de autoridade somam forças à campanha do Outubro Rosa para que informações essenciais sobre o câncer de mama sejam passadas para a população. A Apae Aracaju realizou duas ações, a primeira teve como convidada a vereadora de Aracaju, Sheila Galba, que trouxe sua experiência como paciente oncológica. 

A segunda ação foi promovida pelo setor de enfermagem da instituição voltada para os assistidos. A enfermeira, Anna Paula, e a técnica em enfermagem, Sandra Barbosa, explicaram o passo a passo para realizar o autoexame. “O que preocupa é que  a maioria das assistidas nunca realizaram nenhum tipo de exame específico para ver a saúde da mama. E quando a gente busca a fundo o histórico familiar deles, percebemos que algumas têm casos de parentes próximos que foram diagnosticados e passam por tratamento de câncer de mama. Por isso, essa ação é tão importante para elas, pois a gente incentiva a realização do autoexame e ensina a forma correta de fazer.”, diz a enfermeira. 

Ainda segundo dados do INCA, 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio de hábitos mais saudáveis. A técnica em enfermagem, Sandra Barbosa, reforça a importância de se reavaliar esses hábitos não só como forma de prevenção ao câncer, mas para uma qualidade de vida melhor. “A alimentação saudável e a realização de atividade física interfere diretamente na nossa qualidade de vida. Não só o câncer mas diversas outras doenças são evitadas por meio dessa mudança de hábitos.”, conclui a técnica.